| Obstetrícia |
É a especialidade da Medicina que cuida da saúde da mulher durante a gravidez o parto e o puerpério, que compreende as seis semanas após o nascimento do bebê.
A palavra OBSTETRÍCIA tem origem no latim “OBSTETRIZ”, que significa “ficar ao lado”. Isso demonstra que o profissional que exerce essa função acompanha a paciente, dando assistência à ela auxiliando-a no nascimento do seu filho.
O cuidado da saúde da mulher, no período da gravidez, é realizada pelo médico obstetra. Fora do período gestacional, o especialista médico que orienta o acompanhamento da mulher, no que se refere a equilíbrio das funções do sistema reprodutor feminino, é o Ginecologista.
A Ginecologia e a Obstetrícia e os profissionais que as exercem podem trabalhar juntos, garantindo a qualidade de vida à paciente, durante todos os períodos delicados da vida da mulher.
Alguns médicos podem ter a dupla titulação de ginecologista e obstetra, mas essa situação não é obrigatória.
A responsabilidade do médico obstetra é realizar o pré-natal, acompanhando a gestante com consultas periódicas, solicitação e checagem de exames laboratoriais e de imagem, prioritariamente as ultrassonografias. Cabe ao médico a tomada de condutas que proporcionarão a segurança de uma gravidez tranquila ou permitirão diagnósticos precoces, para que as medidas adequadas possam ser tomadas em tempo hábil.
Cabe ao médico pré-natalista esclarecer as dúvidas quanto as formas de nascer, ou seja, sobre as vias de parto possíveis para aquele binômio mãe-feto, prezando sempre pela humanização em todas as etapas do atendimento.
A troca de informações e a relação de confiança entre o médico obstetra e a gestante são fatores determinantes para o melhor desfecho
| Ginecologia |
É a especialidade médica que abrange o cuidado direto da saúde do aparelho reprodutor feminino e das mamas. O significado literal é a ciência da mulher, porque a palavra tem origem grega: “gyne”mulher e “logia” estudo.
Faz parte do acolhimento feito pelo ginecologista o entendimento dos mecanismos fisiológicos do ciclo menstrual e a identificação de suas alterações, o rastreio e o diagnóstico precoce de leões pre-cancerígenas potencialmente tratáveis, o diagnóstico de infecções genitais, orientação nos casos de infertilidade conjugal, uso de medicações e métodos contraceptivos, entre outras tantas situações que envolvam especificamente condições pertinentes especificamente ao corpo feminino.